18 janeiro, 2017

HOMENAGEM A RECIFE DE ANTIGAMENTE

Mote: Era Recife, mas não era a minha
         Onde foi nossa cultura parar?


Há muito, no tempo, me congelaram
Um jeito novo que estão pra inventar
Pode ser até que já inventaram
Não estou bem certo, acabei de chegar.
Do passado a hoje, fiz numa linha,
Parei e voltei no mesmo lugar.
Era Recife, mas não era a minha
Onde foi nossa cultura parar?

Pátio do Livramento (civilizado)
Fui caminhando, em silêncio e maneiro
Fazia hoje cem anos de paz,
Há cem anos que fugi do coveiro,
Fui congelado cem anos atrás.
Não tão longe, ouvia a ressaca baixinha
Que me indicava o caminho a tomar.
Era Recife, mas não era a minha,
Onde foi nossa cultura parar?

Ia andando cabisbaixo na rua
E onde a Martírios tinha que estar
Tinha só um vazio e uma praça nua
Um prédio feio no lugar do altar.
Me batizei na tão linda igrejinha
Na certa um monstro mandou derrubar.
Era Recife, mas não era a minha,
Onde foi nossa cultura parar?
Igreja destruída para construção da Dantas Barreto

14 janeiro, 2017

Batismo de urgência, de desejo e de sangue



Escrito por Padre Lucas Prados
Traduzido por Frei Zaqueu

Estudaremos neste artigo outros tipos de Batismo; alguns aceitos pela Igreja católica como válidos e outros rejeitados. Assim pois, consideraremos os seguintes tipos de Batismo:
1.      O Batismo de urgência.
2.      O Batismo de desejo.
3.      O Batismo de sangue.
4.      O Batismo em confissões cristãs não católicas.

1. O Batismo de urgência
Se conhece com este nome o Batismo celebrado de urgência ante o perigo de morte iminente de um não batizado, normalmente neonato.

09 janeiro, 2017

A CADEIRA DO HE-MAN

Eis a cadeira
Arruando pelo Recife entrei na Igreja do Pátio do Terço. Belo monumento que se ergue em meio à balbúrdia do centro da cidade. Alquebrado pelo tempo, impávido, domina a paisagem, olhando para o mar oceano, mirando a grandeza das coisas feitas por Deus.

Uma placa já desgastada e abandonada informa que fora naquele templo que Frei Caneca fora destituído de suas vestes sacerdotais. O local evoca história nossa, o passado de Pernambuco, embebido de sangue, traição à Igreja, lutas intestinas e tentativa de implantar um iluminismo tropical, encabeçado por pessoas que deveriam sobretudo curar as almas, mas que se emaranharam pela política.

O templo em seu interior é de uma simplicidade comovente. Pequeno templo, uma nave pequena, limitada por uma cerca que deixa um bom espaço nas laterais. O que se tem de ver nesse pequeno templo é o altar.

03 janeiro, 2017

Causas do Surgimento da Heresia

Nota: O texto a seguir foi escrito por Rainero Sacconi, antigo bispo cátaro, que se converteu e passou a combater a heresia. Nele, o prelado levanta causas que fazem surgir as diversas heresias que, se analisadas detidamente, não diferencia muito da razão por que os erros se espalham com tanta intensidade nos dias presentes.

A primeira causa da heresia é a vaidade. A SEGUNDA É A DE QUE TODOS OS HERÉTICOS, HOMENS E MULHERES, PEQUENOS E GRANDES, DIA E NOITE, NÃO CESSAM DE ENSINAR E DE ESTUDAR. Pois os trabalhadores, trabalhando durante o dia, estudam ou ensinam à noite; e por se dedicarem ao estudo, possuem pouco tempo para a oração. Eles ensinam e estudam sem livros; mesmo em casa de leprosos, estudam e ensinam.  Como introdução ensinam as pessoas a evitarem os sete pecados mortais e três outros, maliciar, mentir e difamar e praguejar e jurar. Fundamentam isso em várias autoridades, e chamam de os Dez Mandamentos. Na maioria das vezes, um converso de dez dias procurará outro para ensiná-lo, de modo que uma cortina corre a outra (alusão ao Êxodo 36.10).