25 junho, 2020

PE. CLAUDE BARTHE A VIGANÒ: “VOSSO EXEMPLO NOS AJUDA.”


Um evento histórico: a crítica do Vaticano II por Monsenhor Viganò

Carta-aberta do Padre Claude Barthe [1]

Tomo a liberdade de reagir à declaração de Vossa Excelência, “Sobre o Vaticano II e suas conseqüências” (Chiesa e post concilio, 9 de junho de 2020), para sublinhar, modestamente, a importância desta declaração para a Igreja.

Que me seja permitido resumi-la em cinco pontos:

1 – O Vaticano II contem textos “em oposição direta à doutrina até então expressa no Magistério”

Vosso ataque ao Vaticano II visa:
  • Aquilo o que está em desacordo direto com a doutrina anterior, como a liberdade religiosa da declaração Dignitatis humanæ e os fundamentos, presente nas declaração Nostra ætate sobre as novas relações com as religiões não-cristãs; ao que poderíamos ainda acrescentar o decreto sobre o ecumenismo, Unitatis redintegratio, que introduziu a inovação da “comunhão imperfeita” que teriam aqueles que estão separados do Cristo e da Igreja;
  • Além de ambigüidades que podem ser utilizadas no sentido tanto da verdade quando do erro, como o subsistit in do n. 8 da Constituição Lumen gentium: “A Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica”, em lugar de: “A Igreja de Cristo é a Igreja Católica”.

21 junho, 2020

O Reflexo da Ordem Celestial em As Meninas de Diego Velasquez


                                                                                              
         Já nos referimos à hierarquia angelical de Santo Tomás de Aquino. A Corte Celestial é composta de nove círculos angélicos, agrupados em três coros, cada qual com suas três hierarquias.  Segundo a importância de cada classe, referida na proximidade de Deus, o primeiro coro é formado por serafins, querubins e tronos. O segundo por dominações, virtudes e potestades. O terceiro por principados, arcanjos e anjos. O estabelecimento das hierarquias é necessário à ordem, senão haveria a multidão de anjos desgovernada.

Diego Velázques
             Conforme Orlando Fedeli, a ordem sábia e proporcionada com que os anjos se hierarquizam é o elemento unificador de tantas desigualdades proporcionadas. Em toda a natureza se encontra a harmonia de elementos diversificados na unidade.