Já
nos referimos à hierarquia angelical de Santo Tomás de Aquino. A Corte
Celestial é composta de nove círculos angélicos, agrupados em três coros, cada
qual com suas três hierarquias. Segundo
a importância de cada classe, referida na proximidade de Deus, o primeiro coro é
formado por serafins, querubins e tronos. O segundo por dominações, virtudes e
potestades. O terceiro por principados, arcanjos e anjos. O estabelecimento das
hierarquias é necessário à ordem, senão haveria a multidão de anjos
desgovernada.
Diego Velázques |
Conforme
Orlando Fedeli, a ordem sábia e proporcionada com que os anjos se hierarquizam
é o elemento unificador de tantas desigualdades proporcionadas. Em toda a
natureza se encontra a harmonia de elementos diversificados na unidade.
Para o Doutor Angélico, a hierarquia humana
está compreendida na ínfima hierarquia celeste, não podendo os homens ser
transferidos para as ordens dos anjos, assim como os anjos de ínfima hierarquia
nunca são transferidos para a média ou a primeira..
Segundo
o Aquinatense, pode-se descobrir, nas coisas humanas, um símile das ordens em
questão. Uma hierarquia é uma multidão ordenada, senão seria confusa. Embora
sejam muitas as ordens de uma mesma sociedade, podem reduzir-se a três, por ter
qualquer multidão princípio, meio e fim. Portanto, há tríplice ordem de homens
na sociedade: uns são superiores, como
os nobres; outros médios, como o povo
honrado; outros inferiores, como o povo
humilde.
Assim, se não houver hierarquia, não haverá
ordem, mas uma multidão confusa, caótica, ingovernável. Contudo, a ordem
terrena, ao contrário da celeste, é
mutável: pode-se subir ou descer na hierarquia social, pelo mérito ou pelo
malfeito.
A
figura central da pintura é a Infanta Margarida Teresa, então com cinco anos de
idade, a quem todas as demais reverenciam. À época, era a herdeira do trono,
porque sua irmã mais velha, Maria Teresa, se casara com Luís XIV, Rei da
França, com o que ficou excluída da linha de sucessão espanhola. Seu irmão mais
velho, Baltazar Carlos, já morrera e seu irmão mais novo, Carlos, ainda não
havia nascido. Como Carlos II, seria o último Habsburgo a ocupar o trono
espanhol. Margarida viria a casar-se com Leopoldo I, soberano do Sacro Império
Romano-Germânico.
Em função da figura central, distribuem-se os
demais personagens, tanto mais próximos quanto a sua importância.
As
damas que ladeiam a princesa, as mais próximas, são da alta nobreza espanhola.
À direita, D. Isabel de Velasco, filha do Conde de Fuensalida, que viria a
casar-se com o Duque de Arcos. À esquerda D. Maria Agustina Sarmiento de
Sotomayor, filha do Conde de Salvatierra, que convolaria núpcias com o Conde de
Peñaranca, Grande de Espanha. Ambas se
reclinam em especial reverência ante a real pessoa.
Por
detrás de D. Isabel está a viúva D. Marcela de Ulloa, guarda-mor da princesa. A
seu lado, meio em penumbra, é D. Diego Ruiz-Ascona, Aio dos Infantes de
Espanha.
Ao
fundo do quadro, na parte luminosa, fica D. José Nieto Velasquez, parente do
pintor, aposentador da Rainha.
À
esquerda, diante de uma tela, situa-se em pé, segurando paleta e pincel, o
pintor, que busca reconhecimento do seu valor pessoal e da pintura como arte,
mais que ofício.
Em um espelho, atrás do pintor, reflete-se a
imagem dos reis, pais da princesa. É um truque, pois a sua real presença
exigiria que estivessem no centro do quadro e a eles todos se voltariam.
Por último, dois anões, figuras que perturbam
o equilíbrio da obra. Mari-Bárbola é hidrocéfala, estando a segurar uma pequena
bolsa com moedas, tal como Judas Iscariotes, o que representa a cobiça, pecado
capital. A seu lado, Nicolasito Pertusato, a
pisar o rabo do cão, como o próprio mal a importunar a obediência. Seria
o prenúncio da Revolução, a clamar pela igualdade, para destruir o equilíbrio
da ordem hierárquica das criaturas, conforme o plano divino? A imitação da revolta de Lúcifer, o anjo rebelde,
inimigo do gênero humano?
Enfim,
o quadro é a obra-prima da arte barroca, que a todos encanta e que esconde inúmeras
possibilidades de interpretação.
Por Paulo Eduardo Razuk, desembargador aposentado do TJSP.
São Paulo, 21 de junho de 2020.
Fontes:
Santo Tomás de Aquino,
Suma Teológica I, questões 102 a 108.
Orlando Fedeli, Música
e Beleza, 1ª edição, 2012, livro digital gratuito, site baixe livros.
www.wikipedia.org/wiki/As_Meninas_(Velasquez)