13 outubro, 2022

O ato cuscuz

 
Já era a segunda vez que ele olhava o produto. Melhor dizendo, o preço do produto. Entre ele e o pacote havia mais coisas do que pode imaginar nossa vã filosofia: oito reais e cinquenta centavos! Não era possível, tão próximo e tão distante. O rapaz já estava começando a ficar nervoso, a menina do balcão, uma negra com cabelos coloridos que trajava uma camisa encarnada com a legenda: “Lute como uma nordestina”, olhava-o à distância como aprovando sua conduta política de comprar aquele patético cuscuz.

O tempo passou e entrou um grupo de meninas. Uma andava abraçada com outra e a terceira, por coincidência, usava uma camisa branca com legendas em vermelho: Lute como uma feminista! Ele olhou para elas e sorriu, sem disfarçar uma certa inveja com a leveza delas ao entrar naquela mercearia tão famosa do MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra). Por um momento, sentiu-se humilhado. Sempre teve o famoso movimento como algo dos oprimidos, dos miseráveis que queiram terra para plantar, mas como é que agora, ele, estudante de direito, opressor da elite branca, teria que contar centavos para comprar uma comida comumente tão barata.

12 outubro, 2022

12 de outubro

 

Paulo Eduardo Razuk

                                                     Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo

 

                                              O  12 de Outubro é uma efeméride nacional, por variados eventos.

 

                                                  Em 1492, o navegados genovês  Cristovão  Colombo, a serviço da Espanha, chegou à ilha de São Salvador, no arquipélago das Bahamas, motivo pelo qual se comemora o Descobrimento da América, que deu início à sua cristianização.

                                                  Em 1717, deu-se o encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba do Sul, na Província de São Paulo, lugar em que viria a ser erguida a Vila de Aparecida, destacada de Guaratinguetá. Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. Pela Lei 6.802 de 30 de junho de 1980, a data de 12 de Outubro foi declarada feriado nacional. Não por acaso, em 12 de outubro de 1931, foi inaugurado o monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, pelo arcebispo D. Sebastião Leme.