12 outubro, 2022

12 de outubro

 

Paulo Eduardo Razuk

                                                     Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo

 

                                              O  12 de Outubro é uma efeméride nacional, por variados eventos.

 

                                                  Em 1492, o navegados genovês  Cristovão  Colombo, a serviço da Espanha, chegou à ilha de São Salvador, no arquipélago das Bahamas, motivo pelo qual se comemora o Descobrimento da América, que deu início à sua cristianização.

                                                  Em 1717, deu-se o encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba do Sul, na Província de São Paulo, lugar em que viria a ser erguida a Vila de Aparecida, destacada de Guaratinguetá. Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. Pela Lei 6.802 de 30 de junho de 1980, a data de 12 de Outubro foi declarada feriado nacional. Não por acaso, em 12 de outubro de 1931, foi inaugurado o monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, pelo arcebispo D. Sebastião Leme.



    

                                            

                                                   Em 1798, no Palácio Real de Queluz, em Portugal, nascia o príncipe D. Pedro, que viria a ser I do Brasil e IV de Portugal. 

                                                  Em 1822, no Rio de Janeiro, foi declarada oficialmente a Independência do Brasil de Portugal. No Campo de Santana, na data do seu natalício, o príncipe foi aclamado  Imperador do Brasil. O Campo passou a chamar-se da Aclamação.

                                                   D. Pedro postou-se, com a sua família e os membros do seu governo, em pavilhão erguido para a ocasião, de frente para o povo, que lotava o Campo. O momento foi imortalizado em pintura a óleo sobre tela de 48 por 70 cm, de autoria de Jean Baptiste Debret, que se encontra na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. A imagem foi ainda objeto de litografia do mesmo Debret, cujo original está na Biblioteca Brasiliana de Guita e José Mindlin, pertencente à Universidade de São Paulo.

                                    

                                                   Da imagem, apreende-se que o povo foi partícipe ativo da Independência, ao aclamar D. Pedro como Imperador do Brasil. Ao contrário, no 7 de Setembro e no 15 de Novembro, o povo foi mero espectador passivo, como mostram as pinturas de Pedro Américo no Museu Paulista e de Benedito Calixto na Pinacoteca do Estado de S. Paulo.

 

                                                    Destarte, 12 de Outubro é em dobro feriado nacional, pela Independência e pela fé cristã do povo brasileiro.

 

                                                Deus salve o Brasil!